01/06/2011

Colégio de Turvo surpreende com mini censo escolar



O Colégio Estadual Edite Cordeiro Marques, no Município de Turvo, realizou no mês de maio o primeiro mini censo escolar com o objetivo de se conhecer melhor a realidade onde está inserida. A iniciativa é dos professores de geografia que na elaboração do plano de ação do estabelecimento para 2011, apresentaram a proposta e que foi aprovada pelos demais professores e funcionários.
 
O Colégio Edite possui aproximadamente 1400 alunos, oriundos de várias partes do município, com uma grande variedade étnica, racial e cultural. São filhos de pequenos agricultores familiares, trabalhadores rurais, quilombolas, faxinalenses e indígenas, além dos estudantes urbanos. Segundo os coordenadores, o trabalho vem de encontro às atividades da equipe multidisciplinar que têm por objetivo a socialização da cultura africana, afro-brasileira e indígena, bem como selecionar e elaborar materiais para subsidiar atividades em sala de aula.
 
Em função dessa diversidade e grande número de alunos, os professores perceberam que pouco se conhecia da realidade da própria escola. Houve um processo de sensibilização da comunidade escolar, para que o processo acontecesse e os objetivos esperados fossem atingidos. O primeiro passo foi organizar mapas do município que orientassem os alunos quanto às comunidades e bairros onde residem.
 
As questões a serem pesquisadas foram previamente elaboradas pelos professores de geografia e o diretor professor Gilson José Caetano organizou o sistema eletrônico e que permitiu a aplicação em todas as turmas de forma ágil e facilitando a tabulação dos dados.
Dados como idade, utilização de transporte escolar, raça, número de irmãos, local de residência e uso da internet são apresentados em gráficos e disponibilizados no site do Colégio. É possível explorar esses dados analisando os mesmos por turma, turno e nível fundamental e médio.
 
“A comunidade escolar, conhecendo melhor a sua realidade, poderá contribuir na elaboração do planejamento das atividades, valorizando a cultura própria e a diversidade existente”, enfatiza o diretor.
 
Resultado
 
Acesse o resultado do mini-censo através do link:
 
www.tuoeditemarques.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=104

COMENTÁRIOS







WHATSAPP: (42) 9858-6582
Envie flagras, denúncias, avisos e outros.

RedeSul de Notícias - Todos os Direitos Reservados
Permitida a reprodução de reportagens, desde que citada a fonte.

SERVIÇOS

Anuncie Expediente Telefones úteis Sugestões de Pauta Fale Conosco

EDITORIAS

AgroComunidadeCulturaEconomiaEducaçãoEsporte/LazerGeralObituárioPolíticaSaúdeSegurança/Justiça