04/10/2016 13:25:00
É dando que se recebe!


Imagem de São Francisco de Assis (Diego Baitel)


Confesso que sou uma pessoa de fé. Acredito na força dos meus orixás. Sou filha de Iemanjá, Ogum e Oxóssi. Um trio da pesada quando o assunto é luta e proteção. Navego por tudo o que me faz bem e do qual posso extrair ensinamentos e que me fortalece para enfrentar as adversidades, as "armações", as calúnias e tantas outras ações de autoria das pessoas sem evolução espiritual. Tenho mesmo é pena e elevo meus pensamentos aos seus para que melhorem como pessoas. São uns pobres coitados.

Mas voltando à fé reverencio Meishuma na Igreja Messiânica a qual costumo ir. É lá que encontro forças para agir em nome do que é divino, preservando e difundido o amor ao próximo. Quando preciso meditar, Babá é que me dá o seu "colo". 

Mas na religião católica, raiz religiosa da minha família, um exemplo sempre me achou a atenção. São Francisco uma das personalidades santas mais admiradas pela comunidade católica. É ele o padroeiro dos animais e da natureza, também conhecido por ser o santo dos pobres.

Conta a história que filho de pais ricos, Francisco aproveitou sua infância e adolescência desfrutando da sua riqueza e vaidade. No entanto, mais tarde, percebeu que tudo isso era supérfluo e abandonou toda a vida de riquezas e luxo para viver na pobreza material

Francisco de Assis acreditava que para o cristão viver o real significado do Evangelho de Cristo, deveria abdicar de todos os confortos e seguir à risca a vida de Jesus Cristo. E assim o fez! Acho até que ele deveria ser o protetor dos andantes, dos antigos hippies, daqueles que se despojam de tudo o que é material para viver em paz, em liberdade, sem estar preso a convenções. 

Autor de uma das orações mais lindas que conheço, onde ele dá a receita para se viver feliz, nesse conteúdo uma farse resumo tudo: é dando que se recebe: para mim, a lei da ação e reação, ou seja, o que você planta, você colhe. E nesse sentido, se a lei dos homens prioriza o melhor argumento, em outro plano, ela é implacável. É nesse que confio, é nisso que acredito!
 

Sobre o Blog

Cristina Esteche é jornalista, publicitária e fundadora da Rede Sul de Notícias.