11/08/2017 08:20:00

É HOJE!
Inverno Gastronômico deve reunir 10 mil pessoas em LS neste fim de semana
Evento gastronômico e cultural apresenta pratos típicos da região Lagos e Colinas de vários municípios da região


(Foto: divulgação)


Da Redação, com assessoria

Laranjeiras do Sul - Inicia nesta sexta feira (11), em Laranjeiras do Sul, no Centro Oeste do Paraná, a partir das 18 horas a 3ª edição do Inverno Gastronômico e segue até o domingo (13). O evento reúne todos os municípios da região turística Lagos e Colinas que apresentam pratos que trazem a cultura de cada município em uma grande praça de alimentação. O festival da gastronomia no Centro Oeste do Estado provou em suas duas primeiras edições ser um sucesso e apresenta o melhor da gastronomia, além de reunir pessoas de todo o estado do Paraná.

Mais de 500 pessoas de todo o Estado já confirmaram presença em eventos do Instituto Emater que serão realizados em Laranjeiras do Sul e também participarão do Inverno Gastronômico. Além disso, a organização espera que aproximadamente 10 mil pessoas visitem a feira.

A arena gastronômica tem 10 tendas para a degustação e ainda 25 tendas para abrigar as cozinhas e pratos que serão comercializados, junto ao festival gastronômico. As agroindústrias do território Cantuquiriguaçu apresentarão seus trabalhos e ainda os artesanatos da região.

O evento contará com o secretário Estadual de Agricultura, Norberto Ortigara e o presidente do Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann. A cerimônia de abertura será às 19 horas desta sexta. O evento segue no sábado durante todo o dia e domingo até às 14 horas. A crítica em Gastronomia Jussara Voss também participa do evento.

O EVENTO

O Inverno Gastronômico surgiu de uma necessidade em apresentar a região turística Lagos e Colinas ao Estado do paraná. Levando opções de gastronomia da região em eventos, como o salão paranaense de turismo, teve grande aceitação e a percepção de uma gastronomia diferenciada da região. “Percebendo isso sentimos a necessidade de criar um evento que reunisse o melhor da gastronomia da região. A proposta vem para unir a região Lagos e Colinas e para mostrar para o estado a riqueza gastronômica que a gente tem aqui”, destaca Terezinha Buzanello, organizadora do evento.

Os participantes são empreendedores de restaurantes, hotel fazenda e agroindústrias regionais, que trabalham inclusive com turismo. Neste ano, a inovação gastronômica é uma das exigências da organização do evento.

TEMPERO CASEIRO E CULTURAL

Os pratos apresentam ingredientes encontrados em seus municípios e não utilizam temperos químicos, apenas temperos naturais e produzidos na região.

Sucos naturais orgânicos ressaltam essa proposta de valorização de saúde, sem conservantes nem agrotóxicos. “Este ano tivemos uma mudança significativa na questão de inovação que é um desafio que queremos construir, aproximando a questão cultural, a gastronomia reflete a cultura de um povo e conseguimos aproximar isso ainda mais com os municípios”, ressalta Terezinha.

POR QUE VIR AO INVERNO GASTRONÔMICO?

Você vai conhecer o macarrão com kogoy. Kogoy é um ingrediente a base de Erva Matte.

O prato do João traz a tradição da avó que guardava as carnes na lata de banha. Inovação acrescentada ao prato pôde resgatar a cultura da vó e manter o sabor caseiro que muitas pessoas utilizavam há alguns anos.

Todos os pratos apresentados tem uma história nas entrelinhas. Outros pratos são os seguintes:

Tilápia ao Molho Barreiro, Pierogi com recheio de batata inglesa, Leitão a Porcadeiro, Linguiça com polenta na chapa com escondidinho de mandioca, Nadziewane zebro – prato polonês com costela de carne bovina, Paella de Peixes do Iguaçu com Pinhão, Lambari com polenta, Ovelha enfarinhada, Chocolates recheados, Beijos de Mel, Fuzarka de Doces, Cakes da Jô.

PROGRAMAÇÃO

Sexta

- Abertura da praça de alimentação

- 19 horas abertura solene com o lançamento do concurso Queijo Artesanal do Paraná.

- Teatro, apresentação de artistas da região.

Sábado

- 06 horas – programa Festa na Roça

- 07 horas servido o café rural com a concentração dos integrantes da caminhada rural que será realizada paralela ao encontro

- 12 horas atrações artísticas e abertura da arena gastronômica para o almoço e a noite também serão servidos os pratos.

Domingo

Também serão servidos os pratos com atrações culturais e musicais.

 

COMENTÁRIOS