11/11/2017 10:17:00

EXPECTATIVA
Segunda etapa do Enem será realizada neste domingo (12)
Portões serão fechados às 13h


(Foto: reprodução)


Da Redação

Guarapuava - Serão aplicadas neste domingo (12) em todo País, no período da tarde, as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dessa vez, os 6,7 milhões de candidatos inscritos enfrentarão as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação das provas, 30,2% dos estudantes inscritos não compareceram para a primeira etapa, realizada na semana passada. Quem faltou no primeiro dia pode fazer o exame normalmente neste domingo, ainda que a ausência de avaliação da semana passada comprometa bastante a nota final. O Inep não divulga dados de abstenção por município. 
  
A novidade da realização das duas provas com o intervalo de uma semana, ao invés de em dias seguidos, como aconteceu até 2016, agradou grande parte dos candidatos que se prepararam o ano todo para enfrentar o exame. 
  
PORTÕES FECHAM ÀS 13H

Os candidatos que farão a prova devem estar atento aos horários, para evitar os famosos atrasos. Os portões serão abertos ao meio-dia (horário de Brasília) e fechados às 13h em ponto. A aplicação do exame começará às 13h30 e seguirá até 18h. É preciso apresentar um documento de identificação original, oficial e com foto. O gabarito deve ser respondido com caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Apesar de não ser obrigatório, o Inep também aconselha que o candidato leve o Cartão de Confirmação de Inscrição. Dentre a lista de materiais com os quais é proibido ingressar na sala de exame estão lápis, borracha, livros, bonés e similares, fones de ouvido ou qualquer transmissor, óculos escuros e dispositivos eletrônicos em geral. O Inep mantém um canal de atendimento aos candidatos, para tirar dúvidas, pelo telefone 0800-616161, de ligação gratuita. 

 

COMENTÁRIOS