12/11/2017 07:43:00

EXPECTATIVA
Enem 2017 tem segundo dia de provas neste domingo com matemática, física, química e biologia
Candidatos terão de responder 90 questões de exatas e biológicas


(Foto: reprodução)


Da Redação

Guarapuava - Agora é a vez da prova de ciências exatas do Enem 2017, que pela primeira vez é aplicado em dois domingos. Dos 6.731.344 inscritos, 2.033.590, o equivalente a 30,2%, faltaram no primeiro dia. Estes até podem participar da prova deste domingo (12), se cumprirem os requisitos, mas não terão pontuação suficiente para participar de programas do governo federal ou disputar vagas na universidade.

O Enem é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior. Para o Ministério da Educação (MEC), é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o Gao Kao, prova de admissão ao ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos.

MUDANÇAS

A prova do domingo passado (5), estreou uma série de mudanças no formato do Enem. Além de deixar de ser aplicado durante um fim de semana só, incluindo sábado e domingo, o Ministério da Educação mudou a distribuição da prova.

Neste domingo, os candidatos terão de responder 45 questões de química, física e biologia, e outras 45 de matemática. (Os professores dizem que a estratégia dos alunos para resolver a prova também precisa mudar.)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também eliminou do exame a função de certificação do ensino médio, e ainda incluiu mudanças nos cadernos de prova, que passam a ter também os nomes dos candidatos para aumentar a segurança.

 

COMENTÁRIOS