13/09/2017 15:54:00

ECONOMIA
Dívidas no Paraná seguem caindo pelo 16º mês consecutivo
Motivo é a crise, que leva as pessoas a se endividarem menos


(Foto: Ilustrativa)


Da Redação

Curitiba - O Paraná registrou redução de 6,28% no número de dívidas em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. O número segue caindo pelo 16º mês consecutivo. O dado foi divulgado nesta quarta (13) pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), por meio da Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito (BCF), conveniada ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

A queda mais expressiva foi no setor de água e luz, em que a quantidade de pendências diminuiu 35,52%.

O número de devedores também continua em queda. A redução de CPFs negativados em agosto foi de 3,81% na comparação com o mesmo mês do ano passado. “O consumidor ainda não voltou a comprar com a mesma força. Até por isso que a inadimplência vem caindo. Se você compra menos, se endivida menos”, afirma o vice-presidente da Faciap, Claudenir Machado.

Segundo ele, o efeito maior é a economia enfraquecida, que acaba levando as pessoas a fazerem menos dívidas. “O banco e o lojista também acabam concedendo menos crédito, afinal, mesmo que a economia do estado esteja se recuperando de forma mais vigorosa que a brasileira, ainda há grande incerteza frente ao cenário de mercado de trabalho e economia, ambos desaquecidos. O que também contribuiu para a queda no número de devedores”, diz Machado.

A expectativa é que, em outubro, mês em que é comemorado o Dia das Crianças, haja alguma alteração nos dados já que é um período em que, tradicionalmente, o comércio espera um crescimento nas vendas.

COMENTÁRIOS