13/11/2017 14:54:00

CULTURA
CMEI Acyr Loures Pacheco realiza 1ª Mostra Cultural do projeto Pequenos Artistas
Crianças, de um a três anos, fizeram uma releitura das artes expostas no muro da escola


(Foto: Assessoria)


 Da Redação, com assessoria 

Guarapuava - Já dizia Pablo Picasso: “Toda criança é um artista”. Os alunos do CMEI Acyr Loures Pacheco fizeram jus à essa afirmação. Na manhã desta segunda feira (13), a Secretaria de Educação e Cultura promoveu a 1ª Mostra Cultural do ​projeto Pequenos Artistas, Grandes Gênios, na qual as crianças expuseram os trabalhos artísticos feitos durante as aulas.

Além da mostra, a inauguração do muro da instituição foi uma das atrações da manhã. As crianças visitaram toda a extensão do muro, observando as obras de arte pintadas na parede. O artista Valdir Moreira, grande responsável pelas pinturas, estava lá, acompanhando a admiração dos pequenos. O muro, que levou cerca de um mês para ficar pronto, tem reproduções de pinturas de artistas renomados, como Leonardo da Vinci, Picasso, Salvador Dalí, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Ivan Cruz, todas ligadas, de certa forma, ao universo infantil. “O intuito era fazer uma coisa mais lúdica, em contato com a criança, porém queria fugir do tradicional, da ideia de bichinhos coloridos. São obras super coloridas, na linguagem infantil, de modo que as crianças entendem”, conta Valdir.

As crianças, de um a três anos, fizeram uma releitura das artes expostas no muro do CMEI. A mostra teve de tudo um pouco: impressões das mãos com tinta guache, colagens e dobraduras, entre outras. De acordo com a professora Mariuze de Fátima Weber, aulas de Artes já fazem parte da ementa da Educação Infantil, mas o fato de se inspirarem em grandes artistas e utilizarem técnicas diferenciadas estimula ainda mais os alunos. “Trabalhar a arte com as crianças é importante, pois assim elas valorizam e despertam a imaginação, o que as tornam cada vez mais criativas”, aponta a professora.

 

COMENTÁRIOS