14/11/2017 13:00:00

ANJOS
Emoção toma conta na Semana da Prematuridade no Santa Tereza
Mães se emocionam ao reencontrar a história dos filhos que passaram pela UTI


Painéis com fotos relembram crianças que passaram pela UTI (Foto: Reprodução)


Por Rogério Thomas

Guarapuava - A emoção tomou conta de quem esteve no Instituto Virmond (Hospital Santa Tereza) na abertura da 1ª Semana de Sensibilização da Prematuridade, que iniciou nesta segunda (13) e se estende até a próxima sexta feira (17). De acordo com Juninho Portela, enfermeiro Neonatologista do Hospital Santa Tereza, o objetivo do evento é realmente sensibilizar as famílias e a comunidade como um todo sobre os casos de prematuridade. “O evento aborda vários pontos fundamentais de quem trabalha com as crianças e das famílias, que vivem a situação no seu dia a dia, seja por períodos curtos ou mais longos. A vida de quem tem um filho prematuro muda, pois essas pessoas passam a perceber e a dar valor a coisas que antes, em muitos casos, não pareciam tão importantes”, explica Juninho Portela.

Em sua palestra de abertura, que contou com a presença de mães e funcionários do Hospital na tarde de ontem, Jurandir [Juninho] apresentou a experiência realizada este ano, durante o Dia dos Pais. “Experiências da UTI Neonatal – Os Verdadeiros Super-heróis” abriu as portas do Hospital e os pais foram surpreendidos com seus filhos vestidos de super-heróis. “O objetivo foi mostrar a força com que aqueles seres frágeis estavam lutando pela vida. Eles são os verdadeiros super-heróis, que venceram a batalha e agora vivem com seus pais, que assumem a função de serem os heróis”, explicou.

Durante sua apresentação e a exibição de imagens de crianças que passaram pela UTI, a emoção dominou os presentes. “Nós temos que ser fortes, pois enquanto estão lá eles precisam de nós. Mas ver tudo isso e relembrar depois, e sentir que ele está com nós e cada vez mais e mais forte, nos faz sermos seres humanos melhores a cada dia. Eles nos ensinam a sermos fortes e nos mostram que cada segundo da vida deve ser aproveitada ao máximo, com intensidade”, disse Franciele Rocha de Melo Thomas, mãe de um prematuro que permaneceu por 39 dias na UTI do Instituto Virmond. “Os profissionais do Hospital são os anjos que protegem os nossos super-heróis. Sou eternamente grata pelo que fizeram pelo meu filho e por tudo que fazem no dia a dia, hora a hora, minuto a minuto das crianças que estão lá”, concluiu.

A 1ª Semana de Sensibilização da Prematuridade do Instituto Virmond foi organizada por Jurandir Portela Junior, Claudia Fath, Daiane Ottonelli, Iliane de Paula e Jaqueline Haubert, além das médicas Lisiane Stroparo, Caroline Bortollotto e Fulvia Sozim. 

E TEM MAIS

A programação continua até esta sexta feira (17). Confira:

15/11

10h

 

 

 

16h30

 

18h

Palestra: "Cuidados com crianças após a alta hospitalar". Palestrante: enfª Daiane e acadêmica de enfermagem Ohana. Público: pais e funcionários

 

 

Palestra: "Motivação Profissional". Palestrante: psicóloga Mariely. Público: funcionários

 

Palestra: "Reanimação Neonatal". Palestrante: pediatra dra. Fulvia. Público: funcionários

 

16/11

8h

 

 

10h

 

 

 

16h

 

 

18h

 

Apresentação Estudo: Cuidados centrados no desenvolvimento do Rn de Risco. enfª Larissa Gramasio. Publico: funcionários

 

Palestra: "Aleitamento materno e alimentação para criança após 06 meses de idade". Palestrante: nutricionista Zedy. Público: pais e funcionários

 

 

Palestra: "Controle de infecção em UTI Neonatal". Palestrante: enfª Ana Claudia - CCIH

Público: funcionários

 

Palestra: "Reanimação Neonatal". Palestrante: pediatra dra. Fulvia - Público: funcionários

17/11

 14h30

Café de encerramento para os pais e funcionários da UTI Neonatal

COMENTÁRIOS