16/05/2017 14:41:00

PESQUISA
Dívidas no Paraná registram queda de 10% em abril
Número segue caindo pelo 12º mês consecutivo


(Foto: Ilustrativa)


Da Redação, com Gabriela Brandalise

Curitiba - O número de dívidas no Paraná caiu - 9,77% na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto o de devedores registrou queda de - 5,43%. O levantamento foi divulgado nesta terça (16) pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), por meio da Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito (BCF), conveniada ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Os dados mostram que, diante de um cenário econômico ainda preocupante, os paranaenses têm tomado menos dívidas. "O número de dívidas está caindo mais intensamente do que o de devedores, o que indica que o consumidor está preocupado com a crise, evitando contrair novas dívidas”, afirma o vice-presidente da Faciap, Claudenir Machado.

O número de dívidas no setor credor de água e luz foram as que tiveram queda anual mais expressiva no Paraná: - 38,20%. Já as pendências devidas ao setor de comunicação caíram - 13,86% e ao comércio, - 11,14%. No caso dos bancos, a queda foi de - 5,58%.

“A queda de dívidas e devedores é positiva dada a situação do país, mas ela ocorreu porque o consumidor tomou menos crédito. O cenário será realmente otimista quando conseguirmos registrar queda no número de CPF's negativados num cenário de crescimento do consumo", diz o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa.

 

COMENTÁRIOS