19/05/2017 15:52:00

DEBATE
Audiência Pública discute segurança nas instituições públicas de Ensino Superior
Aldo Bona participa do evento que será em Ponta Grossa, nesta sexta, às 19h


Stocco, Aliel e Bona (Foto: Divulgação)


Da Redação, com Jair Marques

Ponta Grossa - O deputado federal Aliel Machado e o vereador Geraldo Stocco (ambos da Rede Sustentabilidade) realizam nesta sexta (19), uma audiência pública para discutir a falta de segurança no entorno de faculdades e universidades públicas do Paraná. O presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Aldo Nelson Bona - reitor da Unicentro - estará presente.

O evento é promovido pela Comissão da Educação da Câmara Federal, da qual Aliel é integrante, e está previsto para iniciar às 19h, no grande auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no campus central. 

Na visão de Aliel Machado, a união de lideranças políticas, em níveis municipal e federal, é essencial na tentativa de encontrar uma solução para o tema. “Acredito que devemos unir esforços na busca por mudanças nesse cenário. A UEPG e as outras instituições de ensino tem sofrido constantemente com roubos e furtos”.

A audiência foi proposta após os vários casos de violência nas proximidades e, inclusive, no interior dos campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e também na UTFPR. “Atualmente a rotina dos estudantes é de medo e insegurança e isso acontece até mesmo no interior do perímetro da Universidade, é algo que não podemos aceitar”, contou Stocco, que também é estudante do Curso de Direito da UEPG. O vereador disse ainda que a ocorrência de roubos e furtos não é uma exclusividade de Ponta Grossa, acontecimentos do tipo também vem se repetindo em outras instituições de ensino.

Já estão confirmadas as presenças de várias autoridades e representantes acadêmicos, do secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, do pró-reitor de Planejamento da UEPG, Ariangelo Hauer Dias, do representante da OAB, Yago Medeiros, do coronel da Polícia Militar, João Jorge, do diretor geral do campus da UTFPR de Ponta Grossa, professor Antônio Augusto de Paula Xavier, além dos representantes acadêmicos das duas instituições públicas de ensino superior da cidade, Andrielli Coscoski, da UTFPR, e João Victor, do Centro Acadêmico de Direito da UEPG.

 

COMENTÁRIOS