20/04/2017 10:22:00

REDE SOLIDARIEDADE
Feriados prolongados aumentam a demanda por sangue no Estado
Uma doação pode salvar até quatro vidas


Doar sangue é gesto de solidariedade (Foto: Venilton Küchler/SESA)


Da Redação 

Guarapuava - Você sabia que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas? E que durante feriados prolongados os riscos de acidentes em estradas, são maiores, o que demanda um preparo extra para o caso de situações emergenciais que necessitem de transfusões de sangue? Porém, durante essas datas o número de doadores costuma cair entre 30 e 40%. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde solicita doações de sangue antes dos feriados de Tiradentes (21 de abril) e do Dia do Trabalhador (1º de maio).

“Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Portanto, antes ou depois de aproveitar os dias de folga, lembre-se de ir até uma das unidades da rede Hemepar e fazer a sua parte para ajudar o próximo”, solicita o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach. As unidades estarão fechadas na sexta (21) e na segunda (1º). Para os locais que funcionam aos sábados, o atendimento será normal nos dias 22 e 29 de abril.

Em Guarapuava, a unidade está localizada na Rua Afonso Botelho, 134, no bairro Trianon.

FIDELIDADE

As unidades da Hemorrede são responsáveis pelo fornecimento de bolsas de sangue e hemoderivados a 384 hospitais de várias regiões do Paraná. Para garantir o abastecimento adequado, são necessárias de 500 a 600 doações diárias no Estado. 

Para manter os estoques regulares, são necessários doadores fidelizados – que fazem pelo menos três doações por ano. 

Para doar é essencial estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos – menores de idade devem estar acompanhado do responsável. No momento da doação, é importante estar descansado e evitar alimentação gordurosa algumas horas antes, mas não estar em jejum. Também é necessário portar um documento oficial com foto.

COMENTÁRIOS