28/03/2017 09:45:00

IMAGEM
O pato chegou na Rússia
Manifestantes levaram patinhos de borracha às ruas de Moscou e outras cidades russas para protestar contra a corrupção


Mikhail Svetlov/Getty Images


Do site da Veja

Moscou - Manifestantes levaram cartazes e patinhos de borracha às ruas de Moscou e outras cidades da Rússia neste domingo. O animal se tornou símbolo dos protestos contra a corrupção no país após a divulgação, três semanas atrás, de um vídeo contendo denúncias contra Vladimir Putin e integrantes de seu governo. Entre as acusações, o vídeo revela que o primeiro-ministro Dmitri Medvedev teria bens que não poderiam ser justificados com seus rendimentos, como mansões, iates e um sítio para criar patos.

O protesto teve milhares de participantes e foi organizado pelo opositor russo Alexei Navalny, responsável pela publicação do vídeo. Navalny, preso logo no início da manifestação, foi condenado nessa segunda feira a 15 dias de prisão e a uma multa de 20.000 rublos (325 euros) por ter resistido à prisão e organizado uma concentração não autorizada, segundo decisão do tribunal Tverskoi de Moscou.

Além de Navalny, cerca de mil pessoas foram detidas no domingo na capital russa e centenas em outras cidades, depois que muitas autoridades municipais se negaram a autorizar as manifestações.

A grande maioria dos detidos foi liberada após serem fichados por “infração administrativa” por participação em manifestação não autorizada. Cerca de 120 pessoas continuavam detidas um dia após o protesto.

(Com AFP)

COMENTÁRIOS