28/07/2017 18:48:00
Convention & Visitors Bureau: Ainda dá tempo!


Equipe de jornalistas convidados (Foto: Arquivo pessoal)


Há algum tempo, alguns jornalistas paranaenses foram selecionados para compor uma comitiva para um tour a partir de Foz do Iguaçu até alguns locais no Paraguai e na Argentina. Eu tive o privilégio de estar entre os convidados do Iguassu Convention & Visitors Bureau. Trata-se de uma entidade criada em 2007, unindo empresas de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este, focada no marketing do "Destino Iguassu", com a finalidade de promover Foz do Iguaçu e a região da Tríplice Fronteira, atraindo turistas e eventos nacionais e internacionais.

Durante conversa com o grupo de anfitriões fiquei sabendo que a entidade não tem fins lucrativos, que é totalmente apartidário, e que é mantido pela iniciativa privada pertencente ao trade turístico local, sem qualquer intervenção do Poder Público.

Uma equipe monitora os grandes eventos programados anualmente pelo Brasil afora, atraindo-os para a cidade, oferecendo as melhores opções de contratação de serviços, hospedagem, compras, gastronomia e atrativos turísticos na cidade e nos países vizinhos. 

Guarapuava não possui proximidade com outros países, mas tem potencial turístico, assim como Foz do Iguaçu, nas quatro estações do ano. Se não temos restaurantes e casas de shows paraguaias e argentinas, possuímos as colônias suábias de Entre Rios com sua culinária típicas, pousadas, museu, Centro Cultural. Temos espaços para eventos de pequeno, médio e grande porte. Temos os centros de tradições gaúchas com a Costela de Dois Fogos, o churrasco suculento, suas danças, poesias e músicas. E o Parque das Araucárias, o Salto de São Francisco, o Parque Recreativo Jordão, os santuários, a culinária cabocla nas propriedades da agricultura familiar? 

Em Foz, andamos de caiaque no Rio Iguaçu. Aqui tem rapel, tem canoagem, tem cachoeiras, tem etnias organizadas, o mais belo pôr-de-sol do Paraná. Está faltando o que? A organização de entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e outras entidades e lideranças empresariais que façam como Foz do Iguaçu fez. Já passou da hora, mas ainda dá tempo!

Sobre o Autor

Cristina Esteche é jornalista, publicitária e fundadora da Rede Sul de Notícias.