Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
(Foto: Reprodução/Pixabay)
MEXENDO AS PEÇAS

Aberto Internacional de Xadrez termina neste domingo em Guarapuava

Competição homenageia enxadrista guarapuavano

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
3 min de leitura

(Foto: Reprodução/Pixabay)

[caption id="attachment_174365" align="aligncenter"]
(Foto: Reprodução/Pixabay)(Foto: Reprodução/Pixabay)
(Foto: Reprodução/Pixabay)[/caption] A programação do I Aberto Internacional de Xadrez, sediado por Guarapuava, continua neste domingo (11) com a premiação na Sociedade Esportiva Atalaia. O torneio começou na nesta (9), com abertura solene que homenageou o enxadrista Hermes Kaminski. De acordo o secretário de Esportes e Recreação, Pablo Almeida, a competição destaca o reconhecimento de Guarapuava como um polo do xadrez. "É uma alegria poder realizar o torneio internacional de xadrez em nossa cidade, depois de mais de 20 anos". Conforme disse o secretário, 220 inscritos disputam o torneio. "Estamos trazendo grandes nomes para Guarapuava e, ao mesmo tempo, homenageando um artista singular, orgulho para todos nós". A estudante Letícia Faria, 17 anos, disse que não imaginava que Guarapuava teria uma competição de xadrez. Para ela, é de ' extrema importância que as pessoas conheçam os benefícios que ele traz, principalmente, na escola e no aprendizado'. Para conferir a programação completa e as premiações das categorias, acesse o site.

A HOMENAGEM

[caption id="attachment_187240" align="aligncenter"]
abertura xadrez (7)
Autoridades se fazem presente na abertura do torneio (Foto: Secom)[/caption] A emoção tomou conta do Teatro Municipal na sexta (9), durante a cerimônia do I Aberto Internacional de Xadrez. O torneio faz uma homenagem ao enxadrista Hermes Kaminski, responsável pela organização do primeiro Campeonato Mundial de Xadrez em Guarapuava. Também era reconhecido como comunicador, escritor e compositor. "Fico feliz por Guarapuava celebrar esse artista, compreender sua importância não apenas no xadrez, mas também na arte. Um artista especial que tocou o coração de vários guarapuavanos", afirmou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho. Como forma de homenagear e trazer lembranças de Hermes, Leila Kaminski, filha do guarapuavano, apresentou ao lado do coral municipal e de artistas da cidade, canções compostas pelo pai . "O elo mais forte que eu tinha com meu pai era a música. Desde pequena eu acordava a noite com o barulho de violão. Me orgulho muito em fazer parte disso". A deputada estadual, Cristina Silvestri, acompanhou a homenagem e recordou os diversos talentos do guarapuavano. "Hermes levou o nome de Guarapuava em vários torneios, acompanhando enxadristas de renomes. Além de amigo e cantor, era um compositor brilhante, cujo talento eu acompanhei em jingles de campanha do Cezar Silvestri. Seu nome está na história de Guarapuava".