Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
(Foto: Mariana Valente/Portal RSN)
TURISMO RURAL

Aromas e cores de lavanda encantam visitantes no Guairacá

O campo lilás cultivado pelo casal de agricultores Mara e Mario fica no Sítio 6M, distante aproximadamente 40 minutos de Guarapuava

Antunes
Antunes Jornalista
3 min de leitura

(Foto: Mariana Valente/Portal RSN)

*Reportagem com vídeo O Portal RSN saiu da redação e pegou a estrada até o Distrito do Guairacá em Guarapuava. O compromisso era ver de perto uma plantação diferente: a de lavanda. Há oito meses o casal de agricultores Mara e Mario Pocyne resolveu diversificar a produção e investir no cultivo da planta no sítio 6M. Com uma longa trajetória no campo, eles já trabalharam na produção de leite e atualmente, além das lavandas, produzem milho e feijão. A decisão de ‘lidar’ com a espécie se deu por conta da oportunidade de ter mais uma fonte de renda, e também, embelezar a propriedade. São aproximadamente 2.500 unidades dos pequenos arbustos distribuídos e cultivados com muito carinho pelo casal em parte da propriedade. ‘Seu Mario’ dá uma atenção especial ao cercado e outras obras da plantação, mas quem se dedica mesmo na lavoura é a Dona Mara.

É uma experiência incrível. Eu sempre gostei de cultivar flores e trabalhar no lavandário transmite uma paz inexplicável.

Conforme os produtores, após a colheita, as plantas serão destinadas à produção de óleos essenciais utilizados em produtos farmacêuticos e cosméticos. Uma empresa implementada na Localidade do Guabiroba, também em Guarapuava, será a responsável pela fabricação e distribuição dos produtos.

TURISMO RURAL

Além da produção agrícola, o campo de lavanda oportuniza a abertura de outros negócios, como o turismo rural. O lavandário é propício para ensaios fotográficos, piqueniques, passeios em família e fica na rota do Caminho de São Francisco da Esperança. Para agendar um horário, basta entrar em contato pelo perfil do Instagram @sitio6m. Conforme o casal, a inauguração oficial do espaço será daqui cerca dois meses. Porém, mesmo sem todas as obras estarem concluídas já é possível agendar horários para ensaios fotográficos e visitação. Por fim, o Distrito do Guairacá apresenta um rico roteiro de visitação para turistas e moradores locais. Todos os detalhes o leitor vai poder conferir na reportagem completa em vídeo produzida pelo Portal RSN que vai ao ar nesta quinta (24) às 19h15, nas redes sociais e RSNTV. Veja um pouco do lavandário. [video mp4="https://redesuldenoticias.com.br/content/uploads/2023/08/TEASER-VIDEOS-FACE-2.mp4"][/video] Leia outras notícias no Portal RSN.