Em breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portalEm breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
Casal de agricultores prospera e abre queijaria no Guará
Casal acreditou no programa 'Vida Rural' implantado pela Secretaria de Agricultura, em Guarapuava. Prefeito disse que essa é a verdadeira inclusão
Cristina EstecheJornalista
2 min de leitura
Roberto comemora a conquista junto com a esposa e filhos (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava
Compartilhar
Eliane Ronn de Oliveira e o esposo Roberto Carlos apostaram na vontade de viver da própria propriedade rural. Dessa forma, o casal que veio de Sulinas, a cerca de 181 quilômetros de Guarapuava, acreditou num programa que lhe foi apresentado. Com apenas R$ 12 no bolso e alguns equipamentos para vender, Eliane chamou Roberto para aceitar o desafio. Transformar em queijo o leite produzido pelo rebanho na propriedade no Distrito do Guará.
Comecei este projeto com apenas R$ 12 no bolso. Tive que abrir mão de muitas coisas: vendi o trator para poder construir, vendi vacas, vendi implementos agrícolas.
No entanto, nesta quinta (16), o casal inaugurou a Queijaria Família Ronn e Oliveira (QFRO). "Houve momentos difíceis em que pensamos em desistir, mas conseguimos superar graças ao apoio de todos aqui presentes". De acordo com Roberto, a agricultura familiar enfrenta muitos desafios.
Mas o apoio para o agricultor veio do programa 'Vida Rural', da Secretaria Municipal de Agricultura. "Com apoio e iniciativas como esta, podemos garantir um futuro mais próspero para os pequenos agricultores. Estou emocionado por ver o quanto já conquistamos e agradeço a todos pelo esforço e dedicação”.
[caption id="attachment_302303" align="aligncenter"]Prefeito Celso Góes (Foto - Secom Prefeitura de Guarapuava)Prefeito Celso Góes (Foto - Secom Prefeitura de Guarapuava) Prefeito Celso Góes (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)[/caption]
Conforme disse o prefeito Celso Góes (CD), acreditar e fortalecer a agricultura familiar é fundamental para impulsionar a economia local.
Ao apoiar nossos pequenos produtores, estamos criando empregos, gerando renda e promovendo o desenvolvimento sustentável de nossa Região.
Além disso, segundo Góes, ao incentivar a inovação e a qualidade dos produtos locais, há maior competitividade no mercado. "É isso que eu chamo de inclusão social”.
[caption id="attachment_302304" align="aligncenter"]Produção de queijo (Foto - Secom Prefeitura de Guarapuava)Produção de queijo (Foto - Secom Prefeitura de Guarapuava) Produção de queijo (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)[/caption]
O projeto Agroindústrias da Agricultura Familiar, além de proporcionar oportunidades econômicas para os produtores rurais, também legaliza e garante a segurança alimentar dos produtos oferecidos à população. Por meio da cessão de equipamentos, assistência técnica e orientação, o projeto acompanha toda a cadeia de produção, desde a matéria-prima até a venda do produto.
Leia outras notícias no Portal RSN.