Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
Prefeito Oscar Delgado (Foto: (Foto: Ricardo Caldas/ RSN)
REPERCUSSÃO

Câmara recebe pedido de cassação de Prefeito após vídeo

Delgado denuncia armação da oposição, afasta qualquer possibilidade de deixar o cargo e entra com ação criminal contra jovem

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
2 min de leitura

Oscar Delgado, prefeito de Santa Maria do Oeste

O cenário político de Santa Maria do Oeste entrou em ebulição nos últimos dias após o vazamento de um vídeo de conteúdo íntimo atribuído ao prefeito Oscar Delgado (PT). As imagens, que circularam pelas redes sociais, mostram o gestor em uma chamada de vídeo com uma mulher identificada como moradora da Localidade de São José, no interior do município. O episódio, que inicialmente poderia ser tratado na esfera da privacidade, ganhou caráter político. Um advogado, supostamente ligado à oposição, protocolou na manhã desta segunda na Câmara de Vereadores um pedido de cassação do mandato do prefeito. De acordo com a assessoria jurídica da Câmara, o advogado Rodrigo Teixeira, a instauração de uma Comissão Processante entra em votação na noite desta segunda (23), podendo ou não, a maioria aceitar ou não a denúncia. Caso, aceita a denúncia, se abre o processo de cassação do mandato. Conforme apuração do Portal RSN, trata-se de uma manobra estratégica: caso um dos quatro vereadores que compõem a bancada de oposição assinasse o pedido, ficaria legalmente impedido de votar na eventual comissão processante. Ao acionar um terceiro, a oposição mantém os quatro votos ativos.

APOIO DA MAIORIA

Apesar da tentativa de desestabilização, Oscar Delgado conta hoje com o apoio de cinco dos nove vereadores, o que lhe garante maioria no Legislativo. A correlação de forças será decisiva caso o pedido prospere para além da análise formal. Em entrevista ao RSN nesta segunda (23), o prefeito anunciou que vai ingressar com uma ação criminal contra a jovem. "Ela [jovem] já anda falando que usaram ela e que se sobrar pra ela vai abrir a boca". De acordo com o prefeito, a Polícia Federal também já investigada o caso. Ele disse também que segue firme no comando da administração do município, apesar dos boatos de que pediria licença da função. "Estou com a cabeça erguida, recebendo apoio de deputados estaduais e federais. Estou ciente da minha conduta ética e confiante de que a verdade vai prevalecer. Portanto, sigo sendo prefeito e buscando melhorias para a população como venho fazendo até agora". Leia outras notícias no Portal RSN.
Rodapé VendaRodapé Venda