Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)
ALERTA

Sesa monitora três casos suspeitos de 'varíola dos macacos' no Paraná

São três homens com idades entre 27 e 39 anos que residem em Curitiba, Cascavel e Londrina. Primeiro caso no Brasil ocorreu em São Paulo

Gilson Boschiero
Gilson Boschiero Jornalista
2 min de leitura

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

[caption id="attachment_260549" align="aligncenter"]
(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)
São três homens com idades entre 27 e 39 anos que residem em Curitiba, Cascavel e Londrina. Primeiro caso no Brasil ocorreu em São Paulo (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)[/caption] A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que o Paraná possui três casos suspeitos de Monkeypox ou 'varíola dos macacos'. Desse modo, são três homens com idades entre 27 e 39 anos que residem em Curitiba, Cascavel e Londrina. A confirmação do primeiro caso no Brasil ocorreu no dia 9 de junho, em São Paulo. De acordo com as informações da Sesa, os pacientes possuem históricos de viagem para São Paulo, França, Inglaterra e Turquia. Assim sendo, as amostras dos suspeitos estão em processo de envio para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR). O Lacen é o responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao Laboratório de referência para casos desta doença, em São Paulo. Há algumas semanas a Sesa fez uma Nota Orientativa nº 01/2022 sobre o fluxo assistencial para os casos suspeitos. O documento foi enviado aos municípios para orientação. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde criou uma página destinada a informações e publicações sobre a doença. Para acessar, clique aqui.

DOENÇA

A 'varíola dos macacos' é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Por fim, os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga. Leia outras notícias no Portal RSN.

Sobre o autor

Gilson Boschiero

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 31 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.