Em breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portalEm breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
Vice-presidente da CEF renuncia após denúncias de assédio moral
Conforme as informações, Claudio Salituro é o quarto vice-presidente da Caixa a cair desde junho, quando servidoras denunciaram cúpula
Gilson BoschieroJornalista
3 min de leitura
(Foto: Reprodução/FSP)
Compartilhar
[caption id="attachment_269461" align="aligncenter"](Foto: Reprodução/FSP)(Foto: Reprodução/FSP) Conforme as apurações, Claudio Salituro é o quarto vice-presidente da Caixa a cair desde junho, quando servidoras denunciaram cúpula (Foto: Reprodução/FSP)[/caption]
O vice-presidente de Tecnologia e Digital da Caixa Econômica Federal (CEF), Claudio Salituro renunciou ao cargo nessa segunda (17). Ao mercado, o banco emitiu o seguinte comunicado. "A Caixa Econômica Federal comunica à sociedade brasileira, aos seus clientes e empregados, e ao mercado em geral que o Conselho de Administração acatou, nesta data, pedido de renúncia, por questões pessoais, do Sr. Claudio Salituro ao cargo de Vice-Presidente de Tecnologia e Digital".
A CEF ainda não indicou quem vai substituir Salituro. Conforme as informações apuradas, a decisão ocorreu durante a reunião do Conselho de Administração da Caixa. Assim sendo, o conselho analisou um relatório da corregedoria, com mais de 500 páginas, sobre as denúncias de assédio contra o ex-presidente do banco Pedro Guimarães.
FILMAGEM
Em julho, o site Metrópoles publicou vídeos em que Claudio Salituro aparece filmando e xingando servidores do banco. Na época, a Caixa afirmou que o material seria apurado pelo banco e por uma auditoria privada contratada após as denúncias virem à tona. A Caixa tem 12 vice-presidências. Desde o início das denúncias, Salituro é o quarto vice do banco a cair.
Assim sendo, antes houve a troca do vice-presidente de Negócios de Atacado, Celso Leonardo Barbosa, próximo a Guimarães e também citado em denúncias; o vice-presidente de Logística, Antônio Carlos Ferreira, cuja saída foi confirmada pela nova presidente do banco, Daniella Marques; e a vice-presidente da Rede de Varejo, Camila de Freitas Aichinger.
DENÚNCIAS
De acordo com as informações, as denúncias de assédio moral e sexual praticados pelo ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães, que comandava o banco desde o início do governo Jair Bolsonaro, vieram à tona no fim de junho. Funcionárias do banco que passaram pelas situações de assédio já tinham denunciado os casos à Justiça. E depois decidiram levar a denúncia à imprensa.
Conforme o MPT, a primeira denúncia de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa ocorreu em julho de 2019. Mas, de acordo com os procuradores, a empresa não adotou qualquer providência para investigar a denúncia. Desse modo, por causa da suposta omissão, o MPT pediu a condenação da Caixa Econômica Federal em R$ 305 milhões.
(*Com informações G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.RODAPE-OUTUBRO ROSA
Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 31 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.