A Câmara de Guarapuava volta à ativa nesta segunda (3). O 2º período Legislativo começa com o retorno das sessões ordinárias e das reuniões das comissões parlamentares. A primeira sessão ordinária está marcada para as 17h, no plenário da Casa.
O dia também marca a posse de Élcio Melhem. Ele retorna ao Legislativo para ocupar a cadeira de Paulo Lima.O vereador deixou o mandato em 24 de julho para assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, indicado pelo prefeito Denilson Baitala.
Melhem já somou dez mandatos consecutivos na Câmara, entre 1983 e 2024. Ele é o primeiro suplente do Progressistas, partido de Paulo Lima.
PEDRO MORAES DESCARTA DEPUTADO FEDERAL
O retorno das atividades também marca uma definição do presidente da Câmara, Pedro Moraes. Durante o fim de semana, ele anunciou que não vai concorrer a deputado federal em 2026.
Moraes justificou a decisão nas redes sociais. De acordo com ele, o alto número de candidatos de Guarapuava dificulta a eleição de um nome da cidade para o cargo: "Sendo sincero: com um número elevado de candidatos, hoje está muito difícil eleger um deputado federal de Guarapuava. Não seria justo fazer nossa população sonhar com uma eleição que dificilmente vai dar certo."
O presidente da Câmara segue no cargo até o fim do ano. Faltam cinco meses para o encerramento do mandato.
NOVO ANEXO
A Casa assinou recentemente a locação de um imóvel na rua Xavier da Silva para funcionar como anexo administrativo. Ao custo de R$ 210 mil anuais o espaço vai abrigar o arquivo histórico, um plenário auxiliar e parte do quadro técnico, além de servir de apoio durante a reforma prevista para a sede da Câmara.
Leia outras notícias no Portal
RSN.