Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal

Energisa reforça orientações de segurança durante as festas

Curto-circuito e incêndio provocados por instalações irregulares e fogos de artifício na rede elétrica estão entre os riscos citados pela distribuidora de energia

Antunes
Antunes Jornalista
3 min de leitura
Assim como o Natal, a virada do ano é sinônimo de muita comida, música e diversão sem moderação. Por esse motivo, a Energisa tem reforçado as orientações de segurança à comunidade, com o intuito de conscientizar sobre as práticas mais comuns nesse período que aumentam os riscos de acidentes envolvendo eletricidade. “Apesar de não haver novidades nas principais orientações, é importante reforçar, porque muitas pessoas ainda se colocam em situação de risco improvisando com extensões, ligações provisórias e adaptações para instalar uma iluminação diferenciada ou até um equipamento de som. São pequenos descuidos que podem acabar com a alegria da festa e custar uma vida”, alerta Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste. De forma didática, Rodrigo destaca as principais situações de risco e como evitá-las: para quem vai se reunir em chácaras, sítios ou celebrar em áreas abertas, o principal problema é com as instalações temporárias para iluminar ambientes externos. Isso porque há quem use extensões, benjamins para vários equipamentos e até fios desencapados para improvisar e “puxar energia”. “Além disso, esses serviços são executados por amadores que, sem os devidos conhecimentos técnicos, se expõem ao risco de provocar um curto-circuito, sofrer um choque elétrico e até um acidente fatal é muito grande”, complementa Rodrigo. Aos adeptos às piscinas nesse calorão fica mais um alerta: nunca manuseie equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem usar calçados. Por fim, se a tradição inclui celebrar a chegada do novo ano com fogos de artifício, a segurança exige que tudo isso seja feito longe da rede elétrica. “Seja na área urbana ou rural, não se deve, em hipótese alguma, soltar fogos na direção de postes e equipamentos de energia. Além do risco à vida, essa prática pode provocar a interrupção no fornecimento de energia de milhares de pessoas, inclusive de serviços essenciais”. Vale ressaltar que em algumas cidades, é proibido soltar fogos de artifício.

SERVIÇO

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, a comunidade deve contatar a Energisa pelos canais de atendimento: Aplicativo para celular Energisa On Site Gisa/WhatsApp Call Center - 0800 70 10 326. Leia outras notícias no Portal RSN.