Os leituristas da Energisa Sul-Sudeste registraram 3,7 mil alertas relacionados à presença de cães em Guarapuava desde janeiro deste ano. Os avisos aparecem nos dispositivos móveis usados pelos profissionais durante a leitura do consumo de energia e indicam imóveis onde há risco de ataque.
O número preocupa a distribuidora, que reforçou as ações de prevenção. Recentemente, a empresa promoveu um treinamento em parceria com o 16º Batalhão da Polícia Militar (16º BPM), em Guarapuava.
A capacitação teve atividades teóricas e práticas. Os soldados Schram e França e o operador K9 do 16º BPM participaram das orientações. O treinamento também contou com demonstrações com o cão policial K9 Rafiki.
[gallery columns="2" size="full" ids="335265,335266"]
De acordo com o coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Sidney Aparecido Lucio de Souza, os alertas permitem que o profissional saiba antecipadamente que pode encontrar um animal no imóvel. “Ao entrar em uma rua ou se aproximar de um imóvel, o leiturista recebe automaticamente a notificação e já redobra a atenção.”
O sistema aponta locais onde há um ou mais cães soltos ou animais que podem alcançar o profissional por grades e muros. Com a informação, o leiturista pode adotar medidas de segurança antes de se aproximar do padrão de energia.
RESPONSABILIDADE TAMBÉM É DOS TUTORES
A Energisa orienta os responsáveis pelos animais a mantê-los temporariamente em um local seguro e afastado do padrão de energia no dia da leitura. A data da visita aparece na própria conta de energia.
A recomendação também vale quando o medidor fica do lado de fora do imóvel. Segundo a empresa, um cão pode avançar contra o leiturista na calçada ou na rua caso o portão esteja aberto ou destrancado. As orientações se aplicam tanto aos imóveis da área urbana quanto da área rural.
Leia outras notícias no Portal
RSN.