Em breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portalEm breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
PC cumpre 74 mandados contra organização por tentativa de roubo a banco
Policiais têm a missão de cumprir 40 mandados de prisão preventiva e 34 de busca e apreensão. Entre os alvos estão dois advogados
Gilson BoschieroJornalista
3 min de leitura
Operação policial (Foto: PCPR)
Compartilhar
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde as primeiras horas desta terça (26) para cumprir 74 mandados judiciais contra membros de uma organização criminosa. A ofensiva ocorre em 15 cidades de quatro estados e busca desarticular a ação dos criminosos.
Os policiais têm a missão de cumprir 40 mandados de prisão preventiva e 34 de busca e apreensão. Entre os alvos estão dois advogados e um homem identificado como autor e mandante de diversos homicídios registrados em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Cães de faro e helicópteros da PCPR aumentam a eficácia das diligências nas cidades de Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Foz do Iguaçu e Paraíso do Norte. A operação também está presente em Florianópolis, Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú (SC). Além de Rio de Janeiro (RJ) e Vila Velha (ES).
INVESTIGAÇÃO
A investigação teve início em julho de 2025 após uma tentativa de roubo a banco em Bocaiúva do Sul, na RMC. Na ocasião, as forças de segurança estaduais prenderam 10 pessoas envolvidas com o crime. Com elas, os policiais localizaram drogas, armas de grosso calibre e pistolas, dinheiro, munições e equipamentos utilizados para a ação contra a agência bancária.
Em outubro, a PCPR identificou e prendeu o mentor do crime. Ele estava foragido do sistema penitenciário e foi localizado em Luiz Alves/SC. À época da tentativa de roubo, ele estava preso, mas foi responsável pelo planejamento da ação criminosa, além de ter fornecido armamentos e explosivos.
De acordo com o delegado Rodrigo Brown, com os elementos obtidos durante as diligências, a PCPR identificou que os criminosos pertenciam a uma organização criminosa de atuação nacional. “O objetivo do roubo ao banco era a obtenção de valores para financiar a instalação de uma célula desse grupo no estado do Paraná”.
A PCPR descobriu ainda que o homem apontado como mentor do crime tentava fixar a organização criminosa no Paraná. Além dele, foram identificados membros atuantes em estruturas de comando e direção, administração financeira e de tráfico de drogas. Entre as atividades do grupo estava o tráfico de entorpecentes, especialmente no Litoral.
Leia outras notícias no Portal RSN.
rodapé branco
Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 31 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.