Em breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portalEm breveAgenda completa da região no Portal RSNShowsFeiras, cultura, esporte e serviços em um só lugarVolte todo diaSaiba o que acontece antes de sair de casaPortal RSNSua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
Vereador que agrediu Procuradora da Mulher pode ser expulso do PP
Vereador Antônio dos Santos, de Foz do Jordão, também é alvo do repúdio de 54 Procuradorias da Mulher e de um registro policial
Cristina EstecheJornalista
3 min de leitura
Antônio dos Santos, vereador de Foz do Jordão (Foto: Reprodução/Youtube)
Compartilhar
[caption id="attachment_284290" align="aligncenter"]Antônio dos Santos, vereador de Foz do Jordão (Foto: Reprodução/Youtube)Antônio dos Santos, vereador de Foz do Jordão (Foto: Reprodução/Youtube) Antônio dos Santos, vereador de Foz do Jordão (Foto: Reprodução/Youtube)[/caption]
A presidente do diretório estadual do Progressistas, deputada estadual Maria Victoria, reagiu ao posicionamento do vereador Antônio dos Santos, de Foz do Jordão. A parlamentar determinou envio do caso à Comissão de Ética do Partido para as devidas providências, podendo resultar na expulsão do vereador. Eleito pelo PP, Antônio dos Santos teve uma conduta antiética e agressiva contra a vereadora e Procuradora da Mulher, Noerci Claro, da Câmara de Foz do Jordão.
É que na sessão de 5 de junho deste ano o vereador atacou verbalmente a vereadora Noerci, proferindo palavrões. De acordo com Maria Victória, denúncia feita ao partido leva em consideração a postura equivocada do vereador. Além das sanções internas, o vereador convive com repúdio em nota assinada por 54 Procuradorias da Mulher do Paraná.
De acordo com a procuradora especial da Assembleia Legislativa do Paraná, deputada Cloara Pinheiro (PSD), a expectativa é que Antônio peça desculpas, publicamente. Além disso, há um apelo, para que ele sofra as sanções políticas cabíveis.
As ofensas proferidas foram repugnantes. Em nenhuma esfera de poder deve-se aceitar que comportamentos agressivos às mulheres sejam considerados naturais. Estes devem ser sim punidos de maneira rigorosa, de acordo com a lei.
Conforme Cloara, a Procuradoria não vai aceitar "sob qualquer hipótese que, em nome da liberdade de expressão, um representante do povo dispare qualquer ofensa publicamente, faltando com o decoro que o cargo requer". Conforme a deputada, a fala do vereador "revela e incentiva a cultura violenta que agride e ofende a todas as mulheres".
Ela lembra que a Rede de Procuradorias da Mulher atua em mais de 115 Câmaras Municipais do Paraná, justamente para combater o desrespeito e a violência contra as mulheres. Outra iniciativa, de acordo com as informações, partiu da própria vereadora ofendida. Noerci Claro, formalizou a denúncia junto à Procuradoria Especial da Mulher da Alep, e o órgão encaminhou a denúncia ao Fluxo de Violência de Gênero.
Agora um documento encaminhado ao Ministério Público tem a assinatura da coordenadoria das Promotorias de Justiça Eleitorais e da Câmara Municipal de Foz do Jordão. A vereadora também fez um Boletim de Ocorrência e apresentou vídeos que registram a agressão.
Leia outras notícias no Portal RSNfoz do jorão